Banco Mizuho do Brasil S.A.

Sistema de Informações de Crédito do Banco Central – SCR

Resolução CMN nº 4.571/2017

Em atendimento à Resolução CMN nº 4.571/2017, divulgamos abaixo as informações sobre o Sistema de Informações de Crédito – SCR do Banco Central do Brasil.

Finalidade e o Uso das Informações do SCR

O SCR, instituído em substituição ao Sistema Central de Risco de Crédito – CRC, é um banco de dados do Banco Central do Brasil que registra operações e títulos com característica de crédito e respectivas garantias contratadas por pessoas físicas e jurídicas perante instituições financeiras no País. As operações de crédito, para fins de registro no SCR, são:

  • Empréstimos e financiamentos;
  • Adiantamentos;
  • Operações de arrendamento mercantil;
  • Prestação de aval, fiança, coobrigação ou qualquer outra modalidade de garantia pessoal do cumprimento de obrigação financeira de terceiros;
  • Compromissos de crédito não–canceláveis incondicional e unilateralmente pelas instituições financeiras;
  • Créditos contratados com recursos a liberar;
  • Créditos baixados como prejuízo;
  • Operações de crédito que tenham sido objeto de negociação com retenção substancial de riscos e de benefícios ou de controle;
  • Operações com instrumentos de pagamento pós-pagos;
  • Outras operações ou contratos com características de crédito, que sejam assim reconhecidos pelo Banco Central do Brasil.

O SCR tem por finalidades

  • Prover informações ao Banco Central do Brasil para fins de supervisão do risco de crédito a que estão expostas as instituições financeiras; e
  • Propiciar o intercâmbio de informações entre instituições financeiras, conforme definido no § 1º do art. 1º da Lei Complementar nº 105, de 10 de janeiro de 2001, sobre o montante de responsabilidades de clientes em operações de crédito.

 

O objetivo do SCR visa prover a supervisão do Banco Central do Brasil de informações que melhorem a capacidade de avaliação da carteira de crédito das instituições financeiras, bem como permitir o desenvolvimento de ferramentas que sinalizem instituições financeiras com problemas potenciais em relação à sua carteira de crédito.

O SCR permite também que o Banco Central do Brasil realize análises sobre o mercado de crédito, bem como auxiliar as Instituições Financeiras na gestão de suas carteiras de crédito, preenchendo a lacuna de informações de um cliente.

Forma de Consulta às Informações do SCR

O acesso ao SCR pode ser feito pelas instituições financeiras, pelos seus clientes de operações de crédito e pelas áreas especializadas do Banco Central do Brasil.

Para as instituições financeiras, a consulta sobre qualquer informação ao SCR, depende de prévia autorização do cliente de operações de crédito.

O cliente de operação de crédito pode ter acesso a sua posição pessoal no SCR, após credenciamento no SISBACEN/Banco Central.

Procedimentos necessários para alterações das informações no SCR e de manifestação de discordância quanto às informações no SCR

Somente a instituição financeira responsável pela inclusão da informação no SCR pode alterá–la ou excluí–la.

Caso o cliente de operações de crédito verificar inexatidão de dados a seu respeito no SCR, em primeiro lugar, deve solicitar a retificação junto à instituição financeira responsável pela informação.

Caso não haja entendimento entre as partes, o cliente pode registrar uma reclamação na Central de Atendimento ao Público do Banco Central ou questionar, na esfera judicial, a instituição financeira responsável pelo lançamento considerado inexato.

Procedimentos Necessários para o registro de medidas judiciais

As medidas judiciais relacionadas às operações de crédito poderão ser registradas no SCR. A inclusão de decisão judicial que determinar a exclusão das informações de operações de crédito do cliente poderá ser realizada mediante entrega de documentação hábil para a instituição financeira.

Outras informações

Todas as normas que tratam do assunto estão destacadas na página do SCR, no endereço da internet do Banco Central do Brasil.

Para maiores esclarecimentos ou informações adicionais, favor contatar a Unidade de Gerenciamento de Riscos do Banco Mizuho do Brasil S.A., pelo telefone (11) 5504–9706.

Back to top